AGENDE JÁ SUA AVALIAÇÃO

Conheça O Tratamento Odontológico De Ortodontia Da SBCO Clínica Odontológica Na Ceilândia Sul.

Alcançar a harmonia do rosto é o objetivo da Ortodontia, especialidade que estuda e oferece diagnósticos e tratamentos para irregularidades nos dentes e na face. Os tratamentos ortodônticos melhoram a função, a saúde a aparência dos dentes do paciente.

Porque usar aparelho ortodôntico?

Os problemas mais comuns tratados na Ortodontia são dentes apinhados e desalinhados, mordida cruzada, mordida aberta, diastemas e disfunção de ATM. Essa situação pode prejudicar a mastigação, a fala, a deglutição e a respiração, além de interferir na estética do rosto. Dores de cabeça, pescoço, ombros e costas são outros sinais de que algo está errado, já que dentes mal posicionados podem levar os músculos da face e do pescoço a um estresse muito grande.

Tratamento com aparelho ortodôntico

Para tratar esses problemas, são indicados aparelhos ortodônticos, que podem ser móveis ou fixos. Eles são selecionados de acordo com a avaliação do dentista especialista em Ortodontia e o desejo do paciente. Os aparelhos ortodônticos atuais são discretos e customizados. O tempo de tratamento varia de paciente para paciente, dependendo da condição e do material utilizado.

Conheça os principais tipos de aparelhos ortodônticos:

Aparelhos Ortodônticos Fixos

Um aparelho ortodôntico fixo é composto por bráquetes, tubos e fios ortodônticos, que são fixados entre si por meio de ligaduras elásticas (ou borrachas). A angulação e o torque dos bráquetes e do fio são pré-estabelecidos pelo dentista, para direcionar os dentes e fazer a correção necessária. Há modelos de aparelhos mais discretos, que são feitos de materiais não metálicos e os que podem ser instalados na parte de trás dos dentes.

Aparelhos Ortodônticos Autoligados

Os aparelhos ortodônticos autoligados não possuem ligaduras elásticas entre os bráquetes (BRACKET) e os fios ortodônticos. O bráquete (BRACKET), metálico ou estético, possui uma trava na qual o fio é preso. Esse tipo de aparelho facilita a higienização dos dentes e diminui o tempo de atendimento. Também são uma opção para quem procura aparelhos mais discretos.

Aparelhos Ortodônticos Móveis

Quando móveis, os aparelhos ortodônticos podem ser retirados pelo próprio paciente, para higienização dos dentes e do dispositivo. A função dele é a de corrigir o alinhamento dos dentes. Importante lembrar que o tempo que o paciente deverá utilizá-lo é definido pelo dentista especialista em Ortodontia.

Os aparelhos móveis são usados na dentição mista. São aparelhos que são retirados da boca quando o paciente for comer. Existem vários tipos de aparelho móvel (mantedor de espaço, placa de Hawley, Macnamara e outros). O tipo de aparelho móvel a ser usado é definido pelo Ortodontista no plano de tratamento do paciente.

Aparelhos Ortodônticos para Crianças, Adolescentes e Adultos

Não existe limite de idade para se iniciar tratamentos na Ortodontia. Há aparelhos ortodônticos adequados para as diferentes faixas etárias, que serão escolhidos de acordo com a avaliação do dentista e do desejo do paciente. Entretanto, é aconselhado uma avaliação aos cinco anos de idade para verificar a presença de maus hábitos, como chupar o dedo e chupeta e o posicionamento da língua.

O aparelho ortopédico é um aparelho fixo que corrige alterações ósseas no paciente que está em fase de crescimento.

Porque realizar o seu tratamento com Aparelho Ortodôntico na Clínica SBCO?

A SBCO Clínica Odontológica oferece atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em uma só clínica odontológica todas as especialidades da Odontologia. Entre em contato e faça uma avaliação com um dos nossos dentistas especializados em Ortodontia. Entre em contato com a SBCO e marque uma consulta de avaliação, queremos juntos alcançar o seu novo sorriso.